
SANTUÁRIO
SENHOR JESUS DOS MÁRTIRES


O SANTUÁRIO
Fora da cidade, fica o santuário antigamente denominado da Senhora dos Mártires. Constitui um conjunto de construções iniciadas no séc. XIII na altura da reconquista, engrandecidas no séc. XIV, e transformadas desde o séc. XVI em diante. A igreja propriamente dita compõe-se de um corpo rectangular prolongado para nascente por uma capela igualmente rectangular, e para poente um alpendre quadrado, sobre o qual se estabeleceu o coro por meados do séc. XVI. Este corpo está ladeado por capelas. Das capelas do lado direito resta só uma, a “do tesouro”, mencionada na visitação de D. Jorge. Das do lado esquerdo duas, a Capela dos Mestres, e a Capela de Maria de Resende.
A invocação de Senhor dos Mártires é relativamente recente, e não devendo ultrapassar o séc. XVIII. Anteriormente o orago era a Senhora dos Mártires, como se depreende das visitações quinhentistas.
SANTUÁRIO SANTO CRISTO DOS MÁRTIRES
Conjunto monumental impar do património alcacerense, o Santuário do Senhor dos Mártires localiza-se fora das muralhas do castelo de Alcácer do Sal, a meia encosta, e dominando de uma certa altura um troço importante do curso do rio Sado. Ao lado passa o caminho de terra batida que ia para Setúbal ao longo do estuário e na linha do horizonte é visível a Serra da Arrábida e o Castelo de Palmela.
AS CAPELAS
Das capelas do lado direito resta só uma, a “do tesouro”, mencionada na visitação de D. Jorge. Das do lado esquerdo duas, a Capela dos Mestres, e a Capela de Maria de Resende.
NOSSA SENHORA DOS MÁRTIRES
O santuário de Nossa Senhora dos Mártires, também conhecido por Senhor dos Mártires, é um dos mais antigos do nosso país. A construção atual data do século XIII e foi a cargo dos mestres da Ordem de Santiago que ali tinham o seu Panteão.
ENCONTRE SUA FÉ
Momento único nas Festas em honra do Bom jesus dos Mártires em 2016 foi a cerimónia da apresentação dos restauros realizados no Altar Mor.